diamante gold

Diamante Gold

O Diamante Gould é um passeriforme originário da Austrália, cujo nome científico é CHOEBIA Gouldiae ou ERYTHRURA gouldiae.  Imagem de Amostra do You Tube
 Em 1992 foi classificado pela União Internacional para Conservação da Natureza sob seus critérios como “ameaçado de extinção em seu estado selvagem“. Entretanto seu número absoluto é pouco preocupante, uma vez que é intensivamente difundido nas criações em cativeiro por avicultores de todo mundo. Diamante goldEssa espécie foi descoberta pelo ornitólogo britânico JOHN GOULD em 1844, sendo depois nomeado como “Diamante Gould” por sua esposa . Na natureza apresenta-se sob três formas: diamante gould de cabeça vermelha, preta ou laranja. No entanto pode ser encontrado atualmente em cativeiro com diversas colorações, decorrente de mutações desenvolvidas em cativeiro.
diamante gold
  • Distinção – Os próprios nativos achavam que se tratavam de espécies diferentes, mas depois descobriu-se que se trata de uma única espécie. O diamante gold, assim que nascem, são cor-de-rosa e despidos até aproximadamente 12 dias, quando as primeiras penas começam a aparecer. Os diamante gold jovens são distinguidos por suas cores, com a cabeça, lados e garganta cinzentas. Sua parte traseira, asas e penas da cauda são verde-azeitona. Sua parte de baixo é marrom-pálido. Os bicos são negros com ponta avermelhada. Suas pernas e pés são marrons claroAs fêmeas são menos coloridas e tem caudas menores, para ficarem mais camufladas nos ninhos, e os machos mais coloridos, para chamar atenção dos predadores, dando mais segurança para os filhotes. Os machos são os mais coloridos, variando entre as cores roxo, preto, verde, amarelo , branco e vermelho, com o bico amarelo claro e pontas da mesma cor da face.                                                             Medem normalmente de 12 a 14 cm.
 Comportamento – Podem ser encontrados em bandos e, na época da ninhada, pode haver mais de um ninho na mesma árvore. Os filhotes deixam os ninhos com 21 dias de idade. São pássaros quietos, e vivem normalmente longe dos homens. Seu canto não é ouvido em longas distâncias mas é bastante melodioso.
diamante gold
. Alimentação – Na natureza, preferem sementes, mas também necessitam de insetos, pois estes são de alto valor protéico. Em cativeiro, deve-se alimentá-los com alimentos bem diversificados, para que tenham boa saúde. Comem sementes (alpiste, painço branco, painço português, senha, milheto, gergelim branco e com casca), verduras(almeirão e chicória), farinhas (farinha de rosca, de ovo), areia média de rio bem lavada (ajuda na digestão), casca triturada de ovo de galinha, siba, suplementos vitamínicos e protéicos (duas vezes por semana). 
DIAMANTE GOLD
. Reprodução-Para cortejar a fêmea, o macho faz uma dança impressionante de ver. Ele curva-se perante ela, balança a cabeça por uns 10 segundos (nesta posição) e logo após, começa a saltitar com o peito estufado e com o olhar fixo na fêmea. Acontece mais frequentemente no período final das chuvas, pois há uma abundância de alimento. As fêmeas geralmente colocam de 4-6 ovos. Tanto o macho quanto a fêmea ajudam a chocar os ovos, e cuidam dos filhotes após o nascimento. A incubação dura geralmente 15 dias, e a plumagem começa a nascer com 12 dias de vida.

 CONSERVAÇÃO:  O número de pássaros dessa espécie, foram reduzidos drasticamente na natureza no século XX. Seu habitat foi reduzido e alterado. E também foram reduzidos consideravelmente por uma espécie de ácaros, que os levava à morte. Sua coloração muito colorida, chama atenção dos predadores, ficando fácil sua identificação na hora da caça.  Por ser muito bonito, é muito apreciado por colecionadores e criadores, sendo muito usado como animal de estimação.                                           ***Veja + dicas nos meus vídeos acesse: https://twitter.com/hanaokaleo/mediagold

26 thoughts on “Diamante Gold”

  1. Caro estou com um casal de diamante chocando 4 ovos, ao nascer o filhote que cuidados devo ter quanto a alimentação e que tipo de alimento devo fornecer aos pais.
    – Preciso tratar os filhotes ou o casal vai tratar.
    Por favor me ajude.

  2. Gostaria se fosse possível que você, me informa – se como tratar os olhos inchados dos pássaros, isto me interessa muito.

  3. Boa Tarde

    caro, Leonardo li uma matéria que não se deve acasalar Gould com cabeças diferente vou deixar para vc a matéria , para que vc deixe sua opinião – abraços

    “Bom, vou deixar claro aqui que muita coisa que digo neste site é por ter estudado bastante sobre esses animais mas cada um faz o que achar melhor com seus pássaros.
    Na Australia existe um grupo de estudos e de recuperação destas aves que ensinam muito a respeito delas. Uma das coisa mais importantes é sobre o cruzamento de Diamante GOuld Cabeça Vermelha com os de Cabeça Preta. É um erro e deve ser evitado, porque? Porque todas as fêmeas originárias desses cruzamentos acabam morrendo no ninho ou antes das mudas de penas. ALgumas sobrevivem mas são genéticamente defeituosas, então ao cruzar estas cores de cabeça você deve ter em mente que as fêmeas que sobreviverem não servem para criação. Vão criar se você quiser, mas seus filhotes possuem um padrão genético já estragado e não podem oferecer tanto para suas ninhadas. Algumas morrem durante a postura, outras enfrentam ataques de convulsão e morrem se debatendo.
    Porém os machos já saem destes cruzamentos com colares mais grossos e cores de cabeça mais fortes, mais intensas.”

  4. olá, como criador amador eu sempre fiz o cruzamento sem esse detalhe da cor da cabeça, pois era mais de 1.000 diamantes e não tinha muito tempo para fazer essa seleção, pois eu não participava de nenhuma exposição ou campeonato.

  5. Bom Dia Leonarndo,

    Sabe onde encontro para comprar um casal de Gould de boa procedencia?

    Atenciosamente
    Tiago Rezende

  6. Olá, aqui em Minas eu fui o último criador de diamante, que só vivia somente para essa criação. Não conheço criador por aqui, vc vai encontrar criador fundo de quintal que entregam em lojas pets ou criador profissional no campeonato brasileiro de exóticos em Itatiba-SP, pesquise no google o dia e ano, geralmente a exposição é feita a partir de Junho.

  7. olá, infelizm. acabei com a criação, aqui em Minas criador eu fui o último e não conheço criador por aqui, vc deve encontrar criadores de fundo de quintal pela internet, ou vc vai encontrar no campeonato brasileiro de exóticos em Itatiba SP um vez por ano, geralmente a exposição é a partir de abril de cada ano, pesquise o dia no google.

  8. Ola Leonardo,

    Eu ganhei a alguns anos um casal de pássaros em uma gaiola e como não entendo muito vi em algum lugar uma foto e descobri que era diamante de Gould. O macho é bem colorido e a femea tem uma cor diferente e pensei que era normal para a femea da espécie. Mas agora descobri que a femea é diamante mandarim tem algum problema com isso, digo para acasalamento etc.?
    Onde consigo essas casinhas de madeira que você tem nas suas fotos?
    Um abraço
    Udo

  9. olá, nunca fiz esse cruzamento, mais talvés vc não consegue fazer esse cruzamento com a fêmea de mandarim. O ninho vc pode comprar em lojas de pássaros ou via internet ok. Boa sorte.

  10. a pergunta que nao quer calar porque vc parou de criar depois de tanta experiencia e sucesso na criação

  11. Depois de mais de 20 anos na criação e sem sair de casa, parei porque me aposentei, pois começei muito cedo aos 30 anos, e agora vou descansar alguns anos, e quando tiver uns 70 anos talvés?? volto a criar como Hobby. OBS: Só para eu aprender a criar essa espécie demorei mais de 6 anos, com testes e métodos.

  12. Como chegar ao diamante Gould azul a partir dos comuns? É um lance de sorte no inicio? Que dicas da? Obrigado

  13. Olá,parabéns pela pagina, meus diamantes machos estão apresentando uma queda de penas na parte de baixo do bico inferior no pescoço ,apenas nesta região o restante da plumagem esta lisa e linda,e as fêmeas não apresentam esta falha,ja viu algo parecido?
    Desde ja agradeço.

  14. Obrigado, se não for muda pode ser ácaros, vc deve observar se vai nascer os cartuchos de penas, si não nascer dê o banho com desinfetante, lá no meu canal no youtube tem o video.

  15. Poxa, deviam compartilhar. Maldade. Então terei que adquirir um mesmo se quiser ter azuis. E os amarelos, é simples a mutação? Obrigado pelo retorno.

  16. Bom dia Leonardo

    Você pode me indicar algum local que venda ovos de Diamante de Gould azul?
    Estou com dificuldade de encontrar uma fêmea azul aqui na minha região.
    Obrigado…

  17. Bom dia, infelizm. é muito difícil de encontrar ovos a venda, principalmente de gold azul, pois cada pássaro custa acima de 200,00 reais e não compensa vender ovos de mutações. Na época que eu vendia os ovos o preço de cada ovo do diamante VERDE era 10,00 cada e mesmo assim não compensava vender os ovos, eu só vendía porque sobrava no criatório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como criar diamante gold